Apresentação

Circo Inventado

Dentro do espaço construí uma casa feita de superadobe e taipa, utilizando basicamente barro e madeiras. Praticamente 50% dos materiais utilizados na construção e acabamentos da casa são reaproveitados e reutilizados. No quintal dessa casa estão o Ateliê e o Circo, rodeados de muitas árvores e plantas. Todas as construções do espaço são feitas com técnicas de bioconstrução.
O atelie foi criado em 2006 para que eu pudesse desenvolver trabalhos manuais. Inicialmente o ateliê se chamava Gãbiarra. Ao longo desses anos o enfoque do ateliê tem sido a marcenaria, a serigrafia e a reciclagem. Com o passar do tempo, por ter tido contato mais forte com o Circo e a Cultura Popular, os trabalhos do ateliê foram se direcionando para esse contexto. Atualmente produzimos, planejamos e criamos: cenários, decorações e bonecos para festivais, festas, feiras e grupos; equipamentos de circo; blusas, desenhos e estampas; luminárias e pequenos adereços para casas; bioconstruções.
A lona de circo, elaborada e construída pelo Ateliê, tem uma área de 6x9 mts, com 6 mts de altura e um quartinho para os equipamentos do circo, de som e de segurança. O espaço criado em 2009 é utilizado para oficinas, treinos, ensaios circenses e musicais e para a realização de eventos. Ao longo desses anos já foram realizadas mais de oito oficinas de circo, com artistas nacionais e internacionais, montagem de dois espetáculos de circo, a realização de oito saraus – circo, musica, exposição e artesanato.

O início - Julho de 2009

Para inaugurar a casa recém construída, feita de super adobe, taipa e muitos materiais reaproveitados, juntamos os amigos, parentes e vizinhos e fizemos a primeira apresentação no Circo Inventado. Unindo também os grupos artísticos vizinhos, a festa começou com um cortejo do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro rumo a casa do Circo Rebote, Érika Mesquita e Atawalpa Coello. Depois seguiu para o Circo Inventado. Nós havíamos montando um espetáculo - improvisado - intitulado "Fim...Onde tudo começou", elaborado a partir de uma história escrita por Leonardo Leal. O espetáculo contou com a participação de Davi Mascarenhas - violão, Cris Nishimori - Pandeiro, Valentin Rodrigues - Sanfona e Palhaço, Josefina Silva - Dança e Palhaça, Leonardo Leal - Narração e Tecido Acrobático, Clarice Johansen - Tecido Acrobático, Naná Castanha - Cantora, Luis Felipe Gebrim - Domador de Pulgas e as crianças: Sofia, Marcelinho, Yaci, Iago, Luis, Grabriel, Bruno.


Léo

Eu sou Leonardo Leal Ricardo, nascido em 27 de setembro de 1983, em Taguatinga, Distrito Federal. Atualmente dedicado ao circo, às artes e ao lar. Para conseguir conciliar essas três profissões iniciei em 2008 a construção de um espaço que comportasse tudo isso.


Em brasília, na Asa Sul, criei um espaço chamado Inventado – Circo, ateliê e lar. Planejado e construido por mim com a enorme ajuda e colaboração de familiares, grandes amigos e pessoas, que por ali passaram – viajantes, artistas, admiradores e interessados – o espaço agrega diversas características de grande valor relevantes ao contexto da sociedade atual, como sustentabilidade, ecologia, produções coletivas e promoção da cultura popular, arte circense e artes manuais e também o intercâmbio social, ambiental e cultural com grupos e pessoas do brasil e do exterior.

Atualmente, além de fomentar as artes circenses através do Circo Inventado, eu trabalho em parceria e prestando serviço para outros grupos de Brasília, como Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Trupe Mirabolantes, Cia. DuKontra, Malabarearte.